Labeduc-CPA | Laboratório de Educação Cepagri

Pesquisadores

O Laboratório de Educação (Labeduc-CPA) é coordenado pela pesquisadora Priscila Pereira Coltri, do Cepagri da Unicamp.

Coordenadora

Priscila Pereira Coltri

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (2002), Licenciada em Ciências Agrárias pela Universidade de São Paulo (2002). Possui especialização em Gerenciamento Ambiental pela Universidade de São Paulo (2003). Mestre em Agronomia, na área de Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (2006). Foi Bolsista (Modalidade DTI, CNPQ) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Possui doutorado pela Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O doutorado foi realizado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI). Fez doutorado sanduíche na Universidade de Rennes 2, França. Foi é bolsista Pós-Doc no exterior (PDE - CNPQ) no "Le Laboratoire des Sciences du Climat et l'Environnement (LSCE)", França (2013). Professor Colaborador do Instituto de Geosciências (IG/UNICAMP). Atualmente é Pesquisadora e Diretora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI), UNICAMP. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Agrometeorologia e Modelagem; Mudanças Climáticas; Educação e Comunicação em Climatologia.

Pesquisadores colaboradores

Roberto Greco

Roberto Greco é Professor Doutor do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciado em Ciências Naturais (1997) e doutor pela escola de doutorado Ciência do Sistema Terra: ambiente, recursos e patrimônio cultural (2010), pela Universidade de Modena e Reggio Emilia (Unimore), Itália. Em 2020 foi convidado como professor visitante na Unimore para oferecer a primeira edição da disciplina de Ensino e Comunicação em Geociências. Foi também bolsista do programa Professor Visitante do Exterior na Unicamp entre maio e setembro 2012. Coordena o grupo de pesquisa Geociências e Sociedade. Interesses de pesquisa incluem os processos de ensino aprendizagem relacionados com os conteúdos de Ciências da Terra e Educação Ambiental. Desde 2018 está envolvido em vários projetos de pesquisa e extensão com temáticas socioambientais em colaboração com a Universidade de Cardiff (Reino Unido). Iniciou e coordenou a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra e a Olimpíada Brasileira de Geografia para estudantes do ensino médio. Desde 2018 é Coordenador Geral da International Geoscience Education Organization (IGEO), Coordenador Geral da International Earth Science Olympiad (IESO), membro do Conselho Executivo da International Association for Promoting Geoethics (IAPG) e membro da Commission on Geoscience Education (COGE) da International Union Geological Sciences (IUGS). Desde 2017 é Coordenador da Comissão de Extensão do Instituto de Geociências da Unicamp, representando o IG no CONEXT (Conselho Executivo de Extensão) e na Comissão Central de Extensão. Foi representante suplente pelo DGEO no Nepam entre 01/05/2014 e 30/04/2016. Membro da Comissão Organizadora da UPA no IG em 2019, Membro da Comissão de Pós Graduação do EHCT por mais de três anos e do PECIM entre 11/03/2020 - 31/03/2021

Renata Ribeiro do Valle Gonçalves

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Foi diretora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura da Universidade Estadual de Campinas (Cepagri/Unicamp) por dois mandatos, de agosto de 2014 a agosto de 2020. Tem experiência na área de geoprocessamento, sensoriamento remoto e series temporais de imagens de satélites meteorológicos.

Marcos Rogério Pereira

Atualmente é profissional especializado em tecnologia da informação e comunicação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de desenvolvimento web, com ênfase em Divulgação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, internet, redes e mídias sociais e novas tecnologias de informação e comunicação.

Estudantes de Pós-Graduação

Mestrado

Jessica Patricia de Oliveira

Cursa Mestrado no programa de Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela mesma universidade (2016). Trabalhou como estagiária no Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP, de 2016 à 2018, participando do desenvolvimento de materiais educativos e contribuindo com o desenvolvimento de eventos tais como, "Férias no Museu" e "Grande Desafio". Na área de educação EAD, participou do projeto "HACK/MAKE/EXPLORE: Oficinas para Formação de Pensamento Crítico e Criativo na Ciência" atuando como monitora. Também trabalhou com o Herbário UEC da UNICAMP entre 2017 - 2018, nas exposições e oficinas sobre diversidade vegetal.

Breno Vasconcelos de Oliveira

Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Graduando em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Licenciado em Geografia (2018) pela mesma Universidade. Atua como colaborador do grupo de pesquisa CETAS (Cento de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde). Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Biogeografia, atuando principalmente com a seguinte temática: Análise de qualidade ambiental de fragmentos florestais através da manipulação de dados via Sistemas de Informações Geográficas (SIG

Doutorado

Larissa Vieira Zezzo

Doutoranda e bolsista CAPES no Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduada em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bolsista do programa Ciência sem Fronteiras - Graduação Sanduíche junto à Universidad de Córdoba (Espanha), realizando estágio de verão pela Consejería de Medio Ambiente y Ordenamiento del Territorio no Parque de Los Villares. Iniciação Científica voluntária, atuando na área de Microbiologia Aplicada no Laboratório Multidisciplinar em Saúde e Meio Ambiente da UNIFESP - Campus Diadema. Desenvolveu também, Iniciação Científica na área de Geociências e estágio docente na mesma área. Sócia da Sociedade Brasileira de Geologia desde 01 de fevereiro de 2016.

Rafael Vinicius de São José

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2015). Mestre em Ensino de Geociências - UNICAMP (2019). Cursa Doutorado no Instituto de Geociências e no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura - UNICAMP. Trabalha com Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Clima Tropical Semiárido, Estiagem e Seca, Vulnerabilidades e Riscos Climáticos, Ensino e Difusão da informação em Meteorologia e Climatologia.

Kezia Andrade dos Santos

Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutoranda em Ensino e História de Ciências da Terra (UNICAMP). Atuou na Coordenação de Educação para Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação no município de Mucugê - BA (2017).Participou como Bolsista na Secretaria de Apoio Escolar e Apoio Pedagógico do Projeto Universidade Para Todos (UPT/UEFS) no período (2013-2017). Mantém constante interesse nos estudos geográficos com ênfase nas ciências ambientais e da terra, gestão ambiental e Ensino.

Maria Carolina Ramos

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) Mestre em Direito Penal pela UNIMEP- Universidade Metodista de Piracicaba(2008) Especialista em Direito Tributário pela PUCCAMP- Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2008) Doutoranda em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, Portugal. Doutoranda em Geociências do Programa da EHCT da UNICAMP-SP. Docente nos cursos de graduação e Pós graduação.da PUCMINAS, UNASP e UNIP. Advogada criminalista atuante no contencioso e preventivo.

Daniela Resende de Faria

Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio e Professora de Geografia. Estudante de Doutorado (Ensino e História de Ciências da Terra - UNICAMP). Atuo e desenvolvo pesquisas e estudos na formação continuada e inicial de professores. Sou Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra (UNICAMP), Pós Graduada em Educação (Universidade Metodista de São Paulo) e Licenciada em Geografia (UNESP, Rio Claro). Estudo e trabalho com Metodologias Ativas e Ensino Híbrido, com uma experiência em sala de aula de mais de 20 anos na Educação Básica, agregando vivências em gestão e coordenação pedagógica, de pessoas e de área (Humanidades e Ensino Bilíngue). Sou autora e revisora de livros didáticos, paradidáticos e coleções, além de diversos objetos de aprendizagem na área de Ciências Humanas em várias instituições, com destaque às obras relacionadas ao ensino de Geografia. Sou fluente na língua inglesa e possuo certificação Cambridge.

Deborah Terrell

Pesquisadora na área da Educação e o Ambiente. Bacharel e Licenciada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH da Universidade de São Paulo e Mestre em Hidrogeologia e Meio Ambiente pelo Instituto de Geociências - IGc da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT , de 2005 até 2019, com experiência na área das ciências ambientais e geociências nos seguintes temas: avaliação de impactos ambientais nos recursos hídricos, planejamento e cartografia temática - uso e ocupação do solo e sua interação com os recursos hídricos. Agente Técnico FEHIDRO até 2019 para análise dos projetos de Educação Ambiental voltados ao gerenciamento das questões hídricas, proteção, defesa e recuperação dos corpos d?água. Pesquisa na área da Educação Ambiental aplicada na Educação Infantil na Creche do IPT entre 2010 e 2016. No período de setembro de 2015 a janeiro de 2016 participei do projeto de avaliação dos impactos das mudanças climáticas no ciclo da água - Programa Horizon 2020, no Departamento de Hidráulica e Ambiente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC em Lisboa, Portugal. Desde 2010 me dedico a pesquisas na área de Educação com foco em Educação Científica e Ambiental e suas interações com a Água e as Mudanças Climáticas Globais.