Projetos desenvolvidos pelo Labeduc-CPA
A questão do clima se coloca como essencial na construção espacial e social das sociedades, sendo um tema significativo para todos. Entender os conceitos científicos da Climatologia permite explicar esses e outros fenômenos que marcam nosso cotidiano. O clima e sua manifestação diária também determina, em grande parte, a forma como nos apropriamos e ocupamos o espaço. Temática transversal, por seus desdobramentos, é essencial para a compreensão de categorias do espaço geográfico como: território, lugar, região, natureza e paisagem. Esses, também são, alguns dos principais conceitos definidos como obrigatórios no conteúdo de Geografia pela Base Nacional Curricular Comum do Ensino Fundamental (BNCC). No contexto internacional, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), propõe que a inclusão de discussões relativas às Mudanças Climáticas deve ocorrer no âmbito educacional. A Agenda universal 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como seu 13° objetivo: Ação contra a mudança global do clima e uma de suas metas Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima?. Nesse contexto, o objetivo do presente projeto foi desenvolver um conjunto de oficinas, que envolvessem ferramentas pedagógicas (como o Globo 3D, visita à estação meteorológica e aplicação de um jogo de tabuleiro) direcionadas a estudantes de ensino médio, para pode estimular a formação do pensamento científico sobre a Climatologia e de uma visão crítica sobre as mudanças climáticas e seus impactos, através do despertar da curiosidade, exploração de ideias e estímulo de criação de senso crítico. Participaram 160 estudantes da rede publica de ensino médio de Campinas e região, Limeira e Piracicaba.
Oficinas de Sistema Terra, Clima e Tempo, e Mudanças Climáticas: uma proposta pedagógica sócio-construtivista para o ensino de Climatologia. Início: 2019. Jessica Patricia de Oliveira. Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra (EHCT/IGE/UNICAMP)
Eventos Extremos no Brasil: materiais didáticos e um curso de apoio on line. Início: 2020. Breno Vasconcelos de Oliveira. Mestrado Profissional em Ensino e História de Ciências da Terra (EHCT/IGE/UNICAMP)
MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM CLIMA URBANO: FORMAS DE COMUNICAR, EDUCAR E PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Início: 2020. Larissa Vieira Zezzo. Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra (EHCT/IGE/UNICAMP)
A vulnerabilidade do pequeno produtor do semiárido baiano à seca e as informações meteorológicas e climáticas. Início: 2019. Rafael Vinicius de São José. Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra (EHCT/IGE/UNICAMP).
O Diálogo entre o Ensino de Geociências e a Formação Continuada de Professores do Campo: Caminhos para a convivência no Semiárido Baiano. Início: 2020. Kezia Andrade dos Santos. Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra (EHCT/IGE/UNICAMP)
A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA COMO FUNDAMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR. Início: 2020. Maria Carolina Ramos. Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra (EHCT/IGE/UNICAMP)
EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: uma investigação sobre a educação de professores Licenciados em Pedagogia. Início: 2020. Deborah Terrell. Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra (EHCT/IGE/UNICAMP).